Histórico

O Curso de Matemática, habilitação Bacharelado, da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) em 1971. Em agosto de 1971, uma primeira turma do Curso foi implementada com três estudantes oriundos de transferência interna. A primeira turma, com ingressantes via vestibular, foi iniciada em março de 1972.

Em 1975, iniciou-se o Curso de Licenciatura de 1º grau em Ciências, podendo os estudantes, ao final, continuarem seus estudos, visando graduar-se também em Licenciatura Plena numa das quatro áreas: Biologia, Física, Matemática ou Química. Aos estudantes que optavam por Matemática era também oferecida a possibilidade de habilitarem-se como Bacharéis, desde que continuassem seus estudos.

Em 1982, foram reestruturados os Cursos de Licenciatura Plena da UFV, desvinculando-os do Curso de Ciências. Assim, a partir 1983, o Curso de Matemática (Bacharelado) começou a oferecer aos Bacharéis a opção de se habilitarem também como Licenciados, desde que cursassem as disciplinas de formação pedagógica.

Em 1988, foi promovida uma ampla reforma na estrutura curricular do Curso de Matemática e passou-se a oferecer a possibilidade do estudante, a seu critério e sob a orientação do Coordenador do Curso, fazer a Licenciatura ou o Bacharelado, de modo independente, ou graduar-se em ambas as habilitações.

A estrutura curricular do Curso de Matemática esteve sempre organizada de modo a atender ao currículo mínimo e à duração estabelecidos pelas resoluções do Conselho Federal de Educação, contando com disciplinas obrigatórias e optativas. O Curso de Matemática –Bacharelado – obteve o seu primeiro reconhecimento em 07/11/77 pelo Parecer 3130 e a Licenciatura Plena em Matemática da UFV foi reconhecida pelo Decreto no81.265 de 27/01/1978.

O Curso de Matemática da UFV, nas modalidades Licenciatura e Bacharelado, foi reconhecido pelo Conselho Federal de Educação de acordo com o Parecer no 447/82 – Portaria no405, de 29/09/82 (Bacharelado) e Portaria no 704, de 18/12/81 (Licenciatura).

Em 1999, a Comissão Coordenadora do Curso de Matemática iniciou a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso, a fim de elaborar um novo projeto para atender às Diretrizes Curriculares do MEC constantes na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

Na habilitação bacharelado, as modificações visaram dar mais consistência à formação do futuro Bacharel em Matemática. Para tanto, foram criadas novas disciplinas com conteúdos mais avançados. Ainda, para atender aos princípios de flexibilização, o número de disciplinas no rol de optativas foi aumentado para contemplar uma formação diversificada, tanto no aspecto de ampliar ou aprofundar seus conhecimentos na área, quanto no de adquirir conhecimento de outras áreas, afins ou não.

As atuais Diretrizes Curriculares para os cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura, foram estabelecidas pelo MEC através do Parecer CNE/CES 1.302/2001, publicado em 05 de março de 2002 e da Resolução CNE/CES 3, de 18 de fevereiro de 2003.

Os atuais Projetos Pedagógicos para o Curso de Matemática, modalidades Bacharelado e Licenciatura, elaborados após diversas discussões entre os membros das Comissões Coordenadoras dos Cursos, pelos Núcleos Docentes Estruturantes e por alguns professores do DMA, pretendes atender aos princípios dessas novas legislações, dentro do contexto em que se insere o curso de Matemática na UFV.


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